Casal Garotinho volta para rua
Terça-feira tinha sido expedido mandado de prisão para o casal
Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho estão livres novamente. O ministro do Supremo tribunal Federal, Gilmar Mendes atestou liberdade para o casa.
Primeiramente, já está parecendo novela. Um dia na rua, outro na prisão. Assim, tem sido a vida dos ex-governadores do Estado do Rio de Janeiro, Anthonny Garotinho e Rosinha Garotinho.
Entretanto, Gilmar declarou o casal livre, porém , determinou medidas cautelares, inclusive estão proibidos de manter contato com outros investigados.
Além disso, os ex-governadores estão proibidos de deixar o país e vão ter que entregar os passaportes.
Inclusivamente, também não podem sair do país sem autorização preventiva e terão que se apresentar todo mês à justiça para comprovar residência.
Anteriormente, o 2° Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro (TJRJ) tinha cassado uma liminar que concedia o habeas corpus ao casal.
Depois, na quarta-feira dia ,o ministro Leopoldo de Arruda Raposo,negou um habeas corpus aos advogados do casal.
“Não há sequer indicação de pessoas específicas que estariam causando tais intimidações. Ou seja, não se pode fundamentar a prisão cautelar de uma pessoa a partir de juízos hipotéticos carentes de qualquer embasamento fático em concreto”. Disse Gilmar Mendes.
Surpreendentemente, Garotinho já fez uma turnê na prisão, sendo detido outras três vezes. Em 2016 na Operação chequinho ,acusado de se aproveitar do programa social para comprar votos. Em 2017 por fraude eleitoral, trocando votos por cheque cidadão em que votasse nos seus candidatos a vereador e prefeito e dois meses depois, em novembro de 2017 pela citação na delação de Ricardo Saud da JBS, por desvio de dinheiro público para fazer a campanha de Rosinha Garotinho.
Por fim, o casal também acusado de superfaturamento de contrato entre a Prefeitura de Campos de Goytacazes e a construtora Odebrecht para construção de casas populares.